quarta-feira, 23 de setembro de 2009

TRANSITO CAPITAL!



Lei de Transito! Alguém conhece? Huuumm... Aqui por estas bandas ninguém conhece não!



É isso ai, em Belém já virou costumeiros os deslizes de trânsito, que a sociedade em geral parece nem se incomodar, veículos automotores, ciclistas, pedestres e usuários quaisquer das ruas e rodovias. A todo instante se observa infrações de leve a gravíssimas, o que não falta é órgãos competentes e responsáveis pelo transito da capital é irônico se falar que ao invés de calmarias, se tem um verdadeiro caos urbano.
Velhos tempos de uma peladinha na rua de casa quase sempre ficavam partes do meu dedão no asfalto, roupas ensopadas de suor e muita diversão, mas, hoje é complicado ate mesmo ficar na calçada imagina ficar na rua, é cada carro em disparada e motos que parecem morteiros. Em frente a minha casa já teve vários acidentes, um amigo se foi em um destes.

Em toda cidade se tem reflexo do transito caótico que nasce no centro de Belém e se espalha pelos demais bairros como um câncer. O grande numero de ônibus ou de assassino coletivo, pois é esse o termo que ao meu ver mais se adéqua a eles, o que estes ônibus aprontam na cidade não cabe no gibi, pra mim isso é “tentativa de assassinato”, velocidade, falta de segurança e instrução/educação dos condutores, pois são estes os responsáveis por tais atos. Em como qual quer outra situação há exceções, mas, é quase unanime a opinião pública a respeito deles, imprudência total. Tudo que não se é permitido fazer, eles o fazem, infrações gravíssimas colocando a vida dos usuários e pessoas em geral nas ruas em total perigo de morte, são idosos que não tem a condução parada para poder gozar do direito, até a hora de descer tendo que dar grandes saltos para alcançar a rua, velocidade máxima é o titulo do filme que se vive ao adentrar algum destes veículos, mesmo se a parada fique a meia quadra do ponto de partida, eles botam pra fazer e acontecer com o acelerador, salve-se quem puder, sem esquece da total falta de condição dos veículos, se tira uma base pelo naipe do rastro de fumaça que se deixa pelo caminho, sorte quando ele não fica no meio da rua no prego, que atire a primeira pedra quem nunca viu um Bond no prego quase todos os dias o dia todo os 30 dias do mês mais os 7 dias da semana e os 300 e tantos do ano todo, RS... Sério, queremos solução já!
Terminais de ônibus e estacionamento sistemático para os locais de grande fluxo de pessoas, como ver-o-peso com um grande terminal de ônibus fazendo diminuir o numero de veículos que ali passam, acho que toda as empresas de Belém e zona metropolitana passa pelo ver-o-peso, colégios com suas entradas e saídas congestionantes, porque não se da incentivo fiscal para que os colégios possam investir em estacionamento rotativo para seus alunos e da parte do município criação de estacionamentos sistemáticos onde a cidade tem grande fluxo de carros como os pontos turísticos(Acho que já falei isso).
E os taxis? Já se fala em uma conspiração “Taxiana” (Muitas gargalhadas.. uahauha), as esquinas estão tomadas por pontos de taxis, não se vê mais os acostamentos. Pelo menos a frota é sempre nova.
Falando em carro novo e super carros, em Belém e muito comum se ver um carro em local proibido, gerando desconforto e indignação em demais que precisam utilizar da via. Fila dupla, tripla e rua toda fechada, lojas, colégios, bares, restaurantes etc. Infração muito conhecida e atuada pelos artistas condutores de veículos automotores da capital paraense.

• Principais causas de acidente de trânsito informadas na Grande Belém em 2006(www.belemsustentavel.org.br)
Avanço de sinal e velocidade nunca foi problema para os pilotos de corrida e nem para os condutores da capital. Acho que se esqueceu de ensinar isso para os condutores em Belém, que nas ruas se tem motoristas e nas corridas é que se têm pilotos.
Mas não vou condenar somente o centro, pois nas zonas periféricas de Belém as leis de transito são revogadas, pois, não se tem ao certo onde é calçada e onde é rua, os pedestres entre os ciclistas, os ciclistas no meio dos carros e tudo junto misturado. As barracas tomam conta de quase toda á calçada, obrigando os pedestres se integrarem ao fluxo das vias, expondo a suas vidas e as dos demais à alguma acidente.
Não tem muito tempo não, foi mostrado em vários jornais televisionados e de circulação pela cidade um escândalo sobre as habilitações emitidas pelo DETRAN-PA, um sistema de facilitação em troca de valores em reais. Pra falar a verdade eu já escuto sobre esquema pra tirar habilitação desde quando eu nem sabia o que era isso, e até agora não se deu uma solução e sim o aumento da corrupção em todos os seguimentos. Triste!
Redução de impostos para que os veículos tenham mais saída, e garantam os empregos dos metalúrgicos, o que não se tem é investimento publico em novas vias e melhorias das antigas, só se tem blitz fantasmas e mais corrupções no esquema de multas de trânsitos, um belo dia deixei a roda traseira de minha motoca em cima de uma faixa amarela que sinalizava o fim da área do ponto de taxi, quando voltei só encontrei o local, á moto já estava em cima do guincho que eu tive que pagar R$80,00 (oitenta reais), e mais multa por estacionar em local proibido para retira-la do pátio da CtBel. Indignação peso, mas, eu estava errado, segundo eles! Mas, e os carros que estacionam em locais proibidos como ali próximo a Praça B. Campos, onde se encontra órgãos públicos, restaurantes, farmácias e lojas em geral, os carros param no meio da via ou nomeiam ali mesmo um acostamento onde não havia, e na Quintino, Benjamin, Dr. Moraes, Generalíssimo e outras ruas tomadas por filas dupla e tripla que atrasa a vida de muitos.
E os flanelinhas, pedintes e demais pessoas como os artistas que dividem cada semáforo para descolar um trocado, uma arte ou uma boa causa até que vai, mas, os viciados e pivétes infratores não mesmo. Confesso que já identifico alguns garotos, hoje homens feitos, feitos na vida da delinqüência nos semáforos da cidade, alguns já estão em esquinas á varios anos. Onde estará o poder público totalmente omisso a estas pessoas, jogando este problema para o cidadão. Fazendo com que ele sinta remorso e ajude aquele ali necessitado, certo que e dever de todos, e mais ainda do ESTADO!
Só para constar... Já que muitos tiram nos semáforos o ganha pão de cada dia, e se daí forem retirados podem reclamar algum direito do município/estado, pois prestam algum tipo de serviço ao público sei lá to viajando já... Foi mal a demora... Prometo melhorar... E fazer fotos tmb.!
Claudio Custódio

6 comentários:

Galego disse...

É exatamente isso que eu penso quando vejo algum pedinte, quem tem que ajudar ele é o estado, serviço social! Acho uma palhaçada programas tipo criança esperança, teleton...

Evandro Elleres disse...

Tensa a situação urbana em nossa cidade,ninguem respeita mais nada,dificil mesmo e tentar agir certo...se tentar ficar na parada o ônibus não para,se tentar andar pela calçada , não dá porque tem caro estacionado no caminho,se estiver no carro tentando estacionar,pedinte,seja parado no sinal ou tentando estacionar...como se fosse obrigação pagar pelo serviço...e ai de quem não pagar...
mas pra cobrar imposto...o governo toma providência.

Vampipiro disse...

Transito + stress, transito + violencia... dificil hoje pensar neles isoladamente. No transito de Belém nao existe mais certo e errado, quando estive na cidade percebi o real sentido de direção defensiva.
Mas como o ser humano sociavel deve ser compreendido e auxiliado, trago a conhecimento o movimento que começou em cidades da Europa, "Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta."

tirem entao a poeira de suas bicicletas e no dia 22 de setembro de uma volta pela cidade em prol do "Dia mundial sem carro"

Claudio de S. Custódio disse...

acho que ja passow dia 22
ihihih
:*

Danielle Gonçalves disse...

Ah primo, aqui em Macapá não está diferente!

Pra você ter idéia, de acordo com uma pesquisa realizada o índice de mortes no trânsito de Macapá - levando em consideração a proporção da capital - é maior do que de S. Paulo. Agora imagina se a cidade fosse do tamanho de Belém por exemplo, aqui não é brincadeira...

Um abraço!

Elle Custódio disse...

Foi mal meu comentário apareceu como anônimo - droga de mouse!

besitos!