segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Círio 2008 - Mar de gente!


Mais um Círio se passou, na versão 2008 da festa de fé que toma conta da cidade, do estado e rompe barreiras pelo mundo á fora. Onde a expressão “mar de gente” se concretiza na passagem da pequenina da berlinda, pra quem acompanha as varias formas que se pode manifestar sua fé e devoção a nossa santinha, são tantas, seja na romaria fluvial, na moto romaria, no translado ou no domingo de Círio, e pra quem pensa que a festa é somente no domingo na procissão se enganou, pois, durante toda a semana que vai de 13 ao dia 20 de outubro, muitas outras manifestações ainda vão acontecer pela Praça Santuário e por toda a cidade com seus devotos a proclamar seu amor por Nossa Senhora de Nazaré.
Única coisa que me deixa chateado e ligar a porcaria da TV e ter que apenas ver as manifestações sobre a Nossa Senhora de Aparecida, que este ano teve sua festa junto com a de Nazaré, mas, isso e um ponto mínimo e individual que se apaga com a graça e o louvor da grande emoção que é viver esta época do ano.
Durante todas as manifestações que participei este ano, pude presenciar muitos fatos tristes, como uns e outros reclamando do sufoco, do empurra-empurra e cogitando uma discussão, minha gente, participar do Círio e preciso ter alem do preparo físico algo muito mais importante, é o preparo mental, pois, é onde a nossa santinha faz com que todo seu povo da Amazônia se junte se comprima e se uná por ela. É ai que vejo a maior expressão do povo de cuidar do irmão desconhecido que esta ao lado, seja com um copo de água, com um apoio no ombro ou apenas um balançar de cabeça. Creio e tenho certeza de que quando isso acontece mais uma estrela e posta no Céu por nossa mãe. Ficaria aqui hora e horas escrevendo e tentando passar a minha emoção por palavras, mas, ao escorrer de uma lagrima, volto ao inicio do texto e ao ler o mesmo lembro-me de cada momento que pude viver este ano no Círio, para uns é agora que o ano começa no dia 12 de outubro, quando nossa mãe vem ao seu povo e pelas ruas da cidade abençoa todos que ali estão presentes e todos que ali estão em pensamento.Feliz Círio a todos, que nossa santíssima mãe passe por todos os lares e derrame sua benção.
Claudio de S. Custódio.

3 comentários:

Marina Ladeia disse...

Mto lindo o texto buxudo!! esse ano eu nao pude acompanhar a santinha.. =( fiquei dodoi.. e com mta febre durante a semana.. mas orei por todos os devotos.. e agradeci mais um ano nas nossas vidas.. =*** parabens pelas palavras sabiamente escolhidas para mostrar a todos a nossa devoçao e fé!! =**
nao esqueça que esata semana o programa profissão reporter vai mostrar o cirio de nazare.. amanha [terça-feira].. vai ser mto bom, espero.. beijos!! te amo!!

Mírian Carolina disse...

Legal!!

Mas lembro dos meus pés um pouco inchados quando vejo essas fotos!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bacana...!

^;^

Unknown disse...

mto lindo o texto e todo o blog...parabens...bjus......